A Velha Ordem Mundial também ficou conhecida como Guerra Fria.
Guerra Fria: Foi a disputa indireta (porque não ocorreu um confronto direto entre Estados Unidos e União Soviética) e ideológica (cada lado , dentro da sua rivalidade, impulsionava também a implantação de um modelo político e ideológico de Estado e economia, era o capitalismo americano contra o socialismo soviético).

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUrJca9_nkUgrHdbzgQwZQTjqc_pnw1es6sj7S4TvFQ8w4Q8nwiXW36Lq03QpjQzNkTIvctyZ23VpHjcvdr7oxdHmsevVD5v4jaIlQCrX4ZQX5wC83HwRfmf7M8p1ScIgwxR8BEtXX2pg/s1600/4.jpg
O contexto do conflito se passa no mundo pós 2ª Guerra Mundial, pois, boa parte das grande potências mundiais tinham acabado de se enfrentar e estavam em processo de reconstrução. Havia uma “vaga” de grande potência mundial e muitos concorrentes estavam impossibilitados de disputar o cargo, apenas EUA e URSS tinham condição de assumir a hegemonia, contudo, um era o obstáculo do outro.
Começa assim o clima de tensão e disputa entre os países que mesmo de forma indireta viveram períodos muito atuantes na busca de ser superior ao concorrente. Entre as formas de disputa destacamos:
- Corrida armamentista (disputa para ver quem conseguiria ter a melhor e maior produção bélica mundial) – tal corrida acabou motivando e aumentando conflitos, na justificativa da enorme produção de armamentos que precisavam de um uso.
- Corrida espacial – Na briga para ver quem chegava ao espaço primeiro, os soviéticos levaram a melhor com Yuri Alekseievitch Gagarin em 1961.
- Disputa por áreas de influência – espaços conflituosos eram logo divididos também em relação aos apoios, quando EUA apoiava certo grupo ou país, a URSS apoiava seu oponente (Ex: Coreias do Norte e do Sul, Cuba, Angola e sua disputa política...)
- Jogos olímpicos
- Produção tecnológica
Os caminhos da Guerra
O enorme poder bélico das duas potências era tão destruidor (ambos com domínio de tecnologia nuclear) que o combate entre eles se tornou cada vez mais improvável (principalmente com a crise dos mísseis). Sem o confronto direto e com o maior desenvolvimento econômico e tecnológico alcançado pelos EUA (chegou ao patamar de 3ª Revolução Industrial). A Guerra foi se tornando cada vez mais distante para os americanos, concomitantemente, os soviéticos mantinham importantes investimentos bélicos e deixavam a qualidade de vida de suas populações de lado (fato que motivou a fuga de muitas pessoas do lado socialista para o lado capitalista – ex: Berlim Oriental e Berlim Ocidental).
O fim estava eminente e a crise que pegou a união soviética, principalmente a partir da década de 80, enquanto os EUA já estavam começando o período neoliberal de sua economia, os soviéticos amargavam crises e sofriam com corrupção e burocracia. Nem as medidas econômicas (perestroika) e políticas (glasnost) resolveram os problemas.
Com o fim da URSS e a queda do muro de Berlim, teve fim a velha ordem mundial, chamada demundo bipolar, e tem início o período chamado de multipolar.
Texto de autoria de Cláudio Hansen
Texto retirado do site: http://soumaisenem.com.br/geografia/globalizacao/velha-ordem-mundial-guerra-fr Em 24/03/2015 14:37:33
Nenhum comentário:
Postar um comentário